Em resposta à consulta feita pelo Comitê de Marketing Jurídico, o Órgão Especial da OAB, em sessão realizada na última semana, entendeu pela possibilidade da presença da advocacia no metaverso.
O Órgão ainda entendeu pela possibilidade de criação e utilização de avatares em ambientes virtuais para os seus mais diversos fins, desde que a imagem profissional do advogado não seja suprimida.
Ainda de acordo com a consulta, as ações relacionadas ao marketing jurídico e publicidade dentro do ambiente do metaverso são lícitas e devem seguir os preceitos éticos previstos no Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, bem como os preceitos estabelecidos pelo Provimento 205/21.
A importante resposta à consulta feita pelo Comitê de Marketing da OAB traz para todos os advogados maior segurança no exercício regular da advocacia, em especial aos advogados das novas gerações, pois, estabelece parâmetros para a condução e atuação neste mais novo ambiente virtual.
Ronaldo Cesar | ronaldo.fraga@
Sócio da área do Contencioso Estratégico
Aline Rossi | aline@nascimentomourao.adv.
Sócia Coordenadora da área de Contencioso Estratégico, especialista em Direito processual Civil e Contratos