A relação entre peso e pressão estética no ambiente corporativo feminino.
O Instituto Plano de Menina, que é um projeto social que visa capacitar as meninas de periferias a grandes oportunidades, realizou em março de 2024, uma pesquisa sobre a pressão estética no mercado de trabalho feminino.
Nesta pesquisa, o Instituto entrevistou 1448 mulheres na faixa etária entre 18 e 59 anos e constatou que ao menos 88% delas atribui ao peso o maior motivo de pressão estética sofrida pelas mulheres no ambiente corporativo.
O mercado de trabalho opera muitas vezes por meio da aparência, seja para passar uma imagem superestimada ao cliente, seja para impor sua vontade. Portanto, tem-se que no mundo corporativo a imagem é tão valorizada quanto suas reais habilidades profissionais e as mulheres, que não se enquadram nos padrões estéticos dominantes, podem enfrentar discriminação e marginalização, principalmente quando falamos de peso. Este foi o maior apontamento da pesquisa realizada pelo Instituto.
Ao som das palavras destas mulheres entrevistadas, elas nos mostraram que a maior opressão do mercado corporativo está intrinsicamente ligada ao peso que elas possuem, sendo ela uma boa profissional ou não. O que vale, é a sua aparência, primordialmente detectada, pelo peso.
Se enquadrar nos padrões de peso mercadológico, para afastar a temida pressão estética, se tornou uma das preocupações para as mulheres que buscam entrar ou se manter no mercado de trabalho.
A CEO do Instituto, demonstrou sua preocupação ao alegar que “…Precisamos nos fortalecer em relação a estes temas e gerar debates propositivos e agendas de transformação destes comportamentos no mundo corporativo”.
Desta forma, colocar em pauta esse debate é de extrema importância para as empresas, bem como adotar medidas para promover uma cultura de inclusão e respeito à diversidade no ambiente de trabalho.
Ronaldo Cesar | ronaldo.fraga@nascimentomourao.adv.br
Sócio da área do Contencioso Estratégico e Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão.