O processamento de vistos passará a sofrer interrupções, uma vez que os consulados no exterior já limitam os serviços e os escritórios especializados fecham as portas visando combater a propagação do novo coronavírus, deixando pessoas com vistos temporários, e seus empregadores, em uma situação de incerteza e indefinição.
A disseminação do novo coronavírus forçou os consulados do mundo todo a interromper os serviços regulares de visto e se concentrar em serviços de emergência, impedindo que alguns estrangeiros com visto de trabalho prestes a expirar retornassem ao exterior.
Desde o dia de ontem, a Embaixada dos Estados Unidos e os Consulados no Brasil cancelaram as entrevistas rotineiras de visto de imigrante e não imigrante, sem data específica para retomada dos serviços.
Embora o Brasil, ainda, não tenha proibido a entrada de estrangeiros, tendo apenas incluído determinados países em uma lista de critérios para definição de casos suspeitos, teme-se que a restrição de entrada poderá ocorrer em breve.
Cristiane Arenas | cristiane@nascimentomourao.
Hub Nascimento e Mourão Advogados em Paris – França