Publicação do Portal Conjur ”Personalidades destacam importância do Anuário da Justiça São Paulo” destacou a presença da Nascimento e Mourão Advogados, representada pela Sócia Aline Rossi.
Personalidades destacam importância do Anuário da Justiça São Paulo
Anuário da Justiça
O lançamento do Anuário da Justiça São Paulo, na noite de segunda-feira (18/3), reuniu na sede social da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em São Paulo, a nata do Direito paulista. Desembargadores, juízes e advogados celebraram juntos a 13ª edição de uma publicação que apresenta um recorte significativo dos serviços que o Poder Judiciário de São Paulo presta aos seus cidadãos.
As personalidades presentes à festa de lançamento destacaram a importância do Anuário para ajudar a compreender o funcionamento do Tribunal de Justiça de São Paulo, uma corte naturalmente complexa pelo seu tamanho — com nada menos do que 360 desembargadores — e pelo volume de ações que julga a cada ano.
Os perfis dos magistrados que compõem o TJ-SP e as tendências de julgamento de suas diversas câmaras foram alguns dos serviços que os convidados destacaram entre os mais relevantes prestados pelo Anuário, que neste ano teve como tema principal o crescimento das demandas envolvendo o setor de consumo.
Leia a seguir depoimentos de personalidades do Direito que prestigiaram o lançamento do Anuário da Justiça São Paulo:
Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal
“É uma alegria estar aqui no lançamento desta 13ª edição do Anuário da Justiça São Paulo, sobre o tribunal que mais julga, que mais decide no país, e o maior tribunal do mundo. Se a Justiça brasileira é a que mais julga no mundo, a Justiça de São Paulo é também aquela que tem mais de 24 milhões de processos, decide mais de um terço desses casos todo ano, dando baixa no acervo, apesar de tantos outros entrarem.
A Justiça do estado de São Paulo, com seus 360 desembargadores e tantos outros juízes, realiza um trabalho fenomenal de pacificação da sociedade e de resolução de conflitos. Principalmente os conflitos do dia a dia, como questões do consumidor, do aluguel, da família, guarda dos filhos, questões criminais locais. É fundamental essa Justiça e é fundamental que o Poder Judiciário seja valorizado e a magistratura tenha a devida remuneração e estrutura de trabalho e condições de bem servir a sociedade.
Parabéns ao site Consultor Jurídico, parabéns ao Márcio Chaer e ao Mauricio Cardoso e a todos os que realizam esse trabalho tão importante de dar transparência e divulgar o trabalho de uma maneira clara para a sociedade. Mostrar cada um de seus desembargadores, como julgam, como têm decidido a cada ano”.
Nelson Willians, advogado
“Hoje é um dia muito especial, o lançamento da edição 2024 do Anuário da Justiça. Para mim, é uma grande honra. Participo deste evento há muitos anos e é um marco para nós, operadores do Direito. Sempre uma oportunidade de aumentar o conhecimento e entender essa relação entre o Judiciário e o cidadão. Quero parabenizar a equipe, o Márcio Chaer e todos os que participam”.
Marcela Ponce, advogada do escritório Caselli Guimarães Advogados
“O Anuário da Justiça faz parte do meu dia a dia. Hoje, num mundo com grandes novidades na tecnologia, ter a publicação ainda em papel ajuda muito. Sempre que preciso despachar com desembargadores uso o Anuário para saber mais sobre cada um deles e chegar bem informada. É de grande importância no meu cotidiano”.
Alexandre de Alencar Barroso, sócio do Alexandre Barroso Sociedade de Advogados
“O Anuário da Justiça é importante não só para os advogados de São Paulo, mas para todos os advogados do contencioso que militam nos tribunais estaduais, federais e nacionais. A publicação traz elementos importantes para saber como pensam os desembargadores, a trajetória de ministros, as faculdades que cursaram e as tendências jurídicas e intelectuais.
Tudo isso é fundamental para que advogados que trabalham com questões empresariais, estratégicas, possam se relacionar melhor, fazer melhor também o seu trabalho e entregar melhores resultados aos seus clientes. É como um livro de cabeceira para qualquer advogado”.
Alexandre Fidalgo, advogado e sócio do escritório Fidalgo Advogados
“O Anuário da Justiça São Paulo, publicado pela ConJur, é uma obra que não pode mais faltar no ambiente jurídico. De grande importância para o conhecimento de como os tribunais pensam o Direito, o Anuário tornou os advogados dependentes das informações nele publicadas. Grande trabalho feito por um time de excelência. Parabéns, ConJur, Márcio e equipe”
Aline Rossi, sócia coordenadora da área de Contencioso Estratégico do Nascimento e Mourão Advogados
“Foi uma honra e um prazer poder participar deste evento, onde estavam presentes tantos profissionais importantes do meio jurídico. O Anuário da Justiça de São Paulo sempre foi uma relevante ferramenta de informação para o Judiciário, não só deste estado, mas para todo o país. Um instrumento fundamental para todos os operadores do Direito, sem dúvida nenhuma”.
Maria Andréia dos Santos, sócia do Machado Associados
“É um prazer ter presenciado ao longo do tempo o quanto o Anuário da Justiça São Paulo foi se tornando um instrumento de aproximação e interlocução entre a sociedade e o Poder Judiciário. Trata-se de uma ferramenta institucional extremamente importante para facilitar essa aproximação e tornar o Poder Judiciário mais próximo da sociedade e da comunidade jurídica como um todo. Um trabalho belíssimo, fruto de um profundo diálogo e de uma proveitosa interlocução com o Poder Judiciário paulista, que deve ser sempre prestigiado e incentivado”.
Rodrigo Forlani Lopes, coordenador da área de Contencioso Cível do Machado Associados
“O Anuário tem se mostrado uma importante ferramenta para os operadores do Direito, pois a partir dele conseguimos entender melhor como pensam os magistrados e o posicionamento jurídico do tribunal sobre temas relevantes”.
Igor Mauler Santiago, doutor em Direito Tributário e sócio-fundador do Mauler Advogados
“O TJ-SP é o maior tribunal do mundo. Mesmo quem o frequenta no dia a dia precisa de ajuda para compreender a formação, a experiência e o perfil dos desembargadores e juízes. E nenhuma ajuda tem sido mais valiosa do que a do Anuário nestas últimas 13 edições”.
Cecilia Mello, sócia do Cecilia Mello Advogados
“A iniciativa é de extrema importância para os operadores do Direito entenderem as dinâmicas de decisão dos juízes e desembargadores. Compreender como eles pensam e tomam suas decisões pode definitivamente impactar a estratégia de defesa ou acusação em um determinado caso. Os advogados têm a oportunidade de conhecer a linha de pensamento dos magistrados e o histórico dos julgados. Essa compreensão pode ser um grande diferencial no resultado final de um processo”.
Oreste Laspro, advogado e professor da Faculdade de Direito da USP
“A cada edição, o Anuário promove o encontro do bom jornalismo com a transparência do TJ-SP. Toda sociedade se beneficia ao ter acesso a uma publicação que apresenta de forma sistematizada quem são e como decidem os desembargadores. É a principal e mais confiável referência para conhecer as tendências de julgamento”.
Eduardo Diamantino, sócio do Diamantino Advogados Associados
“O Anuário da Justiça tornou-se uma ferramenta indispensável para todos os advogados que atuam no TJ-SP. É o mais importante guia para mostrar o que pensam os desembargadores em casos concretos e quais são as teses jurídicas mais relevantes no maior tribunal do país. A definição de qualquer estratégia de defesa deve passar por uma consulta ao Anuário”.
Maria Stella Torres Costa, sócia do Greco, Canedo e Costa Advogados
“O lançamento do Anuário da Justiça São Paulo é um dos eventos mais esperados do ano, um guia que já se tornou um instrumento de trabalho imprescindível para os operadores do Direito”.
Janaina De Castro, sócia da área cível do Innocenti Advogados
“Que temos uma quantidade avassaladora de processos em franca tramitação, que aponta para dezenas de milhões de ações, todos sabemos. Fazer justiça não é apenas olhar esses números e manter-se inerte, com a mesma frieza que os algarismos possuem.
Analisar a quantidade de ações por grandes temas, entender a composição dos nossos órgãos colegiados, bem como o perfil de nossos magistrados, antecipar e compreender a tendência de julgamentos, isso, sim, é fazer a justiça de fato.
O Anuário da Justiça São Paulo traduz em palavras, numa análise importantíssima, aquilo que todos nós, juristas, precisamos ter em mente durante a militância processual diária. Afinal, entender o nosso Poder Judiciário é viabilizar — e fazer — a justiça!”.
Pedro Corino, sócio do Corino Advogados e CEO da Sociedade SP de Investimentos
“O Anuário da Justiça São Paulo é a mais confiável fonte de informação para se conhecer as teses e decisões dos desembargadores do estado. A publicação dá segurança a todos os advogados na busca por precedentes e identificação das transformações mais recentes da jurisprudência do tribunal”.
Samanta Leite Diniz, advogada trabalhista do Innocenti Advogados
“É uma oportunidade de o Poder Judiciário demonstrar transparência em sua operação, além de permitir que a sociedade tome conhecimento dos serviços prestados ao longo do ano e avalie os principais conflitos sociais vividos pelos brasileiros”.
Francisco de Paula Bernardes Júnior, advogado criminalista e professor de Direito Penal da Faap
“A 13ª edição do Anuário da Justiça por si só já demonstra a importância dessa publicação, consagrada como uma importante ferramenta de pesquisa do nosso Judiciário paulista. O Anuário mostra as decisões mais importantes e quem são os nossos desembargadores e desembargadoras, o que ajuda não só os advogados e operadores jurídicos, mas também os estudantes em suas pesquisas. Parabéns à ConJur por mais essa publicação de um importante instrumento jurídico”.
Daniel Bialski, sócio do Bialski Advogados Associados
“Nesse mundo moderno, mais virtual do que físico, em que as mudanças na legislação, doutrina e jurisprudência voam, a ConJur, com grau de excelência invejável, tem sido um alento aos que militam na área jurídica, sendo importante mecanismo de atualização, consulta e oportunidade”.
Vamilson José Costa, sócio do Costa Tavares Paes Advogados
“O lançamento do Anuário de Justiça sempre foi, desde sua primeira edição, um dos principais eventos do meio jurídico nacional. E não foi diferente em 2024, reunindo grandes nomes do mundo jurídico. A importância da publicação está na qualidade das informações que disponibiliza aos operadores do direito, servindo como norte para a tomada de decisões e orientação profissional, incrementando a transparência sobre o posicionamento do Tribunal acerca de temas jurídicos de extrema relevância.”
ANUÁRIO DA JUSTIÇA SÃO PAULO 2023 | 2024
13ª Edição
ISSN: 2179244-5
Número de páginas: 332
Versão impressa: R$ 50, pré-venda na Livraria ConJur
Versão digital: disponível gratuitamente no app “Anuário da Justiça” ou pelo site anuario.conjur.com.br
Anunciaram nesta edição:
Abreu Sampaio Advocacia
Adilson Macabu e Nelson Pinto Advocacia
Advocacia Rubens Ferreira e Vladimir Oliveira da Silveira
Antonio de Pádua Soubhie Nogueira Advocacia
Apamagis – Associação Paulista de Magistrados
Areosa, Martins, Tavares Advogados
Arruma Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Basilio Advogados
Bialski Advogados Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Caselli Guimarães Advogados
Cesa – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
D’Urso & Borges Advogados Associados
Décio Freire Advogados
Dias de Souza Advogados
Fernando José da Costa Advogados
Fidalgo Advogados
Fontes Tarso Ribeiro Advogados Associados
Fux Advogados
Guimarães Bastos Advogados
Heleno Torres Advogados
Hesketh Advogados
JBS S.A.
Laspro Consultores
Leite, Tosto e Barros Advogados
Lemos Jorge Advogados Associados
Lollato, Lopes Rangel, Ribeiro Advogados
Machado Meyer Advogados
Marsaioli & Marsaioli Advogados Associados
Martins, Franco e Teixeira Sociedade de Advogados
Mesquita Ribeiro Advogados
Milaré Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Multiplan
Oliveira Alves Advogados
Oliveira Lima & Dall’Acqua Advogados
PX Ativos Judiciais
Pardo Advogados & Associados
PMA – Penna Marinho Advogados
Regis de Oliveira, Corigliano e Beneti Advogados Associados
RMS Advogados – Rocha, Marinho e Sales
Sergio Bermudes Advogados
Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados
Tojal Renault Advogados
Warde Advogados
Zanetti e Paes de Barros Advogados
Revista Consultor Jurídico, 20 de março de 2024, 17h47